sexta-feira, 3 de abril de 2009

Psicologia do Desenvolvimento Humano e a Educação ao Longo da Vida

Pois bem, vivendo e aprendendo. Certo? Nunca o terá sido tanto como hoje. Ultrapassados os tempos em que a apreensão do conhecimento possuía uma idade limite, entendemos hoje que o tempo de vida útil de um indivíduo, é todo ele uma tela onde imprimirá a sua evolução, enquanto ser único e social, utilizando todos os adquiridos da sua existência.
Se entendemos que a cada indivíduo corresponde uma estratégia educacional, porquê só agora entendermos que cada indivíduo comporta diferentes momentos, e que a esses diferentes momentos deverá corresponder uma diferente estratégia educacional.
Confuso? Vamos a ver. Se considerar-mos que o animal homem, o macaco nú de Desmond Morris, carrega à priori tudo aquilo que o define, então consideraremos que nada poderá ser feito em termos educacionais, poderá ou deverá, pois que na essência não existirá uma modificação no individuo.
Se por outro lado considerar-mos que o desenvolvimento será um processo continuo ao longo da vida, teremos que considerar a educação, ao longo da vida, como um factor indispensável desse mesmo desenvolvimento.
No entanto a diferentes momentos vivenciais deverão, como referi, constituir-se diferentes settings. Hoje entendemos que o desenvolvimento humano comporta variáveis como o pessoal, familiar, social, económico, tecnológico e educacional, assim vamos desenvolvendo estratégias que nos possibilitem abordar o individuo no seu todo tentando contribuir para esse mesmo desenvolvimento de diversas e multifacetadas formas.
Exemplo, a nível educacional, da escolaridade para todos, do aumento da escolaridade obrigatória, das diferentes formas de agir face aos abandonos precoces, das universidades para a terceira idade, formação profissional, dos CET, dos CEF, dos PIEFe de todos esses modelos que permitem por um lado garantir um contínuo de aprendizagem e por outro remotivar os que por algum percalço se desviaram do entendimento comum do que deve ser um percurso educativo. Estes factores derivam de um diferente entendimento da realidade, somos o animal que mais tempo depende dos progenitores, que mais tarde procria, ao mesmo tempo temos aumentado a esperança de vida, temos diferido o fim da chamada vida activa. Somos um animal gregário que aglutina em seus redor todos os “diferentes” tipos da sua espécie, brancos e pretos, homens e mulheres, altos e baixos, religiosos e ateus, patriarcais e matriarcais, capacitados e incapacitados, e mesmo assim sentimos que todos somos um só. Este facto aliado á permanente necessidade de aquisição de novas competências formata a necessidade de reavaliação do sistema educativo naquilo que tem sido o seu papel tradicional, o de transmitir instrução pura e dura. Estamos obrigados a construir uma educação que contribua de forma inequívoca para o bem-estar pessoal e social, uma educação integradora que ao mesmo tempo dê resposta às necessidades de um desenvolvimento coerente e universal. É certo que o desenvolvimento humano, enquanto momento social, e fotograficamente falando, é um fotograma datado, quer dizer o seu entendimento depende da história, é interpretado de forma diferente ao longo dos anos e por diferentes entendimentos. Assim os modelos educacionais também se transformam, conformando-se com o saber, e saber fazer, do momento em que se enquadram. Estamos num momento em que o individuo é entendido como sujeito capaz de aprendizagem ao longo de toda a sua existência, compreendemos que esta é constituída por diferentes momentos, faltará porventura criar condições para que este possa reverter para a sociedade todo este know-how. O papel dos mais velhos, ou menos novos, parece ser o de objecto educativo e não de sujeito da sua própria educação. Não gostaria de acabar sem manifestar um receio, o alongamento de um percurso académico, como o actual, ao longo de quase vinte cinco anos, se não for acompanhado de uma visão educacional que prevaleça para além da instrução, corre o risco de criar seres dependentes, sem capacidade afectivo-relacional, incapazes de contribuir para o desejado desenvolvimento integral e universal.

1 comentário: